Com cerca de 70.000 habitantes, Lucerna é a oitava maior cidade do país, localizada na região central do país. Cosmopolita como uma capital, mas preserva o charme bucólico de uma típica cidade alpina. Devido ao seu tamanho, à localização e seu potencial econômico, a cidade pode ser considerada como a capital da Suíça Central, e é uma das capitais turísticas do mundo, atraindo mais de 2,5 milhões de visitantes todos os anos. Lucerna é ladeada por lagos e montanhas, e conta com uma grande pluralidade cultural. A arquitetura permeia entre o contemporâneo e construções datadas de 1178. Com vida noturna efervescente, luxo representado através dos diversos restaurantes e lojas, gastronomia local e internacional, cercada de história e tradições, a cidade é a porta de entrada para a região do Lago Lucerna e parada obrigatória, por ao menos 3 dias.

Com a sua característica acolhedora e hospitaleira, Lucerna fervilha e é palco para os inúmeros festivais de música, artísticos e culturais que envolvem todos os ritmos e tribos. O setor hoteleiro da região, composto por mais de 50 hotéis, comporta de forma luxuosa, aconchegante e confortável, os visitantes durante os períodos festivos, seja no verão ou no inverno.

Perca-se pelas ruas da cidade
A primeira e mais importante dica é: “perca-se” pelas ruas da cidade andando a pé. Próximo à estação central já é possível avistar o principal cartão postal da cidade: a Chapel Bridge. Quase no meio da ponte fica a Water Tower, torre de 43 metros de altura, construída em 1303, que já foi usada como tesouraria, prisão e até local de torturas.
Siga pela margem do rio e encontre a Igreja Jesuíta de Lucerna, considerada uma das mais bonitas da Suíça. Continue caminhando até a segunda ponte de madeira da cidade, a Spreuer Bridge, construída em 1408.
Atravesse a ponte e chegue ao centro histórico da cidade. Uma área linda, toda medieval. Ali não existe roteiro para seguir, apenas caminhe sem rumo pelas ruazinhas antigas e estreitas com suas histórias, que vão do carnaval à guerra, contadas através das pinturas nas paredes.
Na região, é possível visitar também a muralha, com grande parte ainda preservada, o monumento do Leão, um dos mais famosos do mundo, esculpido em pedra em memória à Guarda Suíça, dizimada durante a Revolução Francesa. Não deixe de parar para um café ou um drink a beira do lago para apreciar a paisagem e experimentar as delícias oferecidas pelos bares e restaurantes locais.

Museu Rosengart
Uma das principais atrações de Lucerna, reúne principalmente obras de Pablo Picasso, Paul Klee e também telas de artistas impressionistas, como Monet, e modernos, como Kandinsky. Ao todo são em torno de 300 obras.

As lojas obrigatórias para compras
Quando você pensa em Suíça o que vem à cabeça? Certamente uma das primeiras respostas é: relógios Suíços e os tradicionais chocolates. Por isso, alguns lugares não podem ficar fora do roteiro. A Bucherer, conhecida como “Casa Suíça dos relógios e joalheria”, fica no centro da cidade e oferece opções acessíveis de relógios a relíquias no valor de 1 milhão e 500 mil francos suíços.
A alguns metros da Bucherer fica outro paraíso: a Max Chocolatier, uma pequena loja de chocolate onde a fabricação do produto é feita no local e é possível, através de agendamento prévio, acompanhar o processo de produção e entender a origem do chocolate.

Seguindo viagem
A região de Lucerna é cercada de cidadezinhas muito charmosas onde algumas merecem que seja reservado um dia inteiro para a visita. Aqui vai uma dica: se você tiver adquirido o Swiss Travel Pass, um passe de trem exclusivo para turistas, ele também será válido para os barcos que ligam Lucerna a cidadezinhas vizinhas, bem como ônibus. Então, pegue um barco no cais que fica ao lado da estação de trem e siga viagem pelas águas tranquilas do Lago Lucerna, também chamado de Lago dos Quatro Cantões.

ENGELBERG / TITLIS – Neve o ano todo
Um típico Vilarejo Suíço a apenas 40 minutos de Lucerna, chamado Engelberg, transforma-se em um resort de esqui no inverno e um centro de lazer em contato com a neve eterna em pleno verão. O local é o berço do Monte Titlis que fica a uma altitude de 3020m. Num giro de 360° é possível contemplar a paisagem esplêndida que se descortina desde os diversos matizes de verde até o branco da neve no cume dos Alpes Uraneses.
Lá no alto, mesmo durante o verão, é possível ver neve por todos os lados e a temperatura fica em torno de -1ºC, mas a sensação térmica por ser verão é no mínimo 10°C acima do que o termômetro geralmente marca. Brinque nas áreas de lazer nos diversos brinquedos para deslizar na neve, para crianças e adultos, caminhe sobre a ponte de pedestre suspensa, a mais alta da Europa, a Cliff Walk, e sobrevoe as fendas da geleira com o Ice Flyer Chairlift. Na descida, de volta ao Vilarejo, visite o Mosteiro Beneditino, com fundação no ano de 1120, responsável pelo nome da cidade.
Clique aqui e conheça mais sobre Engelberg/Titlis em nossa página destinada às estações de ski.

Riviera Suíça
Para quem ainda quer descobrir outras partes da região a dica é usar o terceiro dia para fazer um passeio por Weggis e Vitznau. A região é super charmosa e pequenina, conhecida como Riviera Suíça. Chegue cedo, passeie pelas ruas encantadoras e almoce por lá. A região, embora pequena, oferece opções de gastronomia variada com serviço excelente.

Fotografias: Luzern Tourismus/AURA Fotoagentur

O acesso ideal para chegar a Lucerna é de trem (a cada meia hora de Zurique e Berna), avião (aeroporto de Zurique), ou carro (rodovia A2 / A4).

Para chegar em TITLIS, de carro: saindo de Lucerna, siga a rodovia A2 e pegue a saída Stans Süd e siga pela estrada principal até Engelberg. O carro pode ficar estacionado na estação valley station.

De barco, trem ou ônibus:
Pegue o barco de Lucerna e navegue pelo cristalino Lago Lucerna até Stansstad, em seguida continue sua viagem de trem para Engelberg. Como alternativa, vá direto de Lucerna para Engelberg pela estrada de ferro “Zentralbahn”.

Lucerne Christmas Market
24 Nov a 23 Dez 2016
Os visitantes vão encontrar cerca de 50 barracas de mercado festivamente decorada na estação de trem de Lucerna. Dentro do salão da estação, protegido contra a chuva e a neve, o mercado de Natal de Lucerna é um belo lugar para dar um passeio. No palco, os músicos irão encantar o público com músicas celestiais, esperando os merecidos aplausos.

Carnival
23 a 28 Fev 2017
O carnaval é o maior evento anual realizado na cidade de Lucerna. As pessoas celebram, riem e desfrutam de uma grande variedade de tradições por seis dias. Big Bang, Fat Thursday, Brother Fritschi e Monster Corso são apenas algumas das expressões que você vai ouvir várias vezes durante estes loucos dias.

Blue Balls Festival
21 a 29 Jul 2017
Com seus mais de 100.000 visitantes, o Festival Blue Balls é um dos maiores eventos de música e arte da Suíça. O festival internacional de música apresenta mais de 100 eventos ao longo de nove dias: concertos de blues, jazz, soul, funk, mundo, rock e pop, acompanhados por fotografia, arte de rua, vídeo, cinema e palestras. O que o torna único é a atmosfera em torno da baía, em Lucerna, o Open-Air Pavilion, o KKL Luzern e o Hotel Schweizerhof, com seus programas noturnos.

Envie-nos sua consulta

* Obrigatório

Nome*

E-mail*

Telefone (com DDD)*

Como conheceu a Great Travel?*

Mensagem