O Altiplano do Deserto de Atacama, no norte do Chile, conta com rios, verdes desfiladeiros, lagos, gêiseres, salares com flamingos, dunas de areias e termas naturais. Nossos guias especializados estão esperando por você para mostrar estes lugares únicos e espetaculares.
A Cordilheira dos Andes, a de Domeyko e a de Sal glorificam a região com seus cumes cobertos pela neve.
Pode-se apreciar mais de oito vulcões, dos quais um ainda está ativo. Houve um tempo em que os cumes estiveram ocultos, sob a água do mar, mas agora alcançam uma altitude de mais de 6 mil metros (21 mil pés).
O ar do deserto é limpo e a luz é mágica… As estrelas e a Via Láctea são inesquecíveis e espantosas, tanto assim que aqui se situa um dos observatórios e telescópios maiores do mundo, o Projeto ALMA, com participação das investigações conjuntas dos Estados Unidos, União Europeia e Japão.

SAN PEDRO DE ATACAMA
San Pedro de Atacama é um povoado oásis alimentado por dois rios e rodeado por excepcionais belezas naturais, entre as quais se incluem a Cordilheira dos Andes, vulcões, imensos salares onde vivem muitos flamingos, planaltos com altitude elevada, leitos de rios com coloração esverdeada e cavernas cobertas de sal. Localiza-se a uma altitude de 2.400 metros ou 8 mil pés.
A história de San Pedro começa com civilizações que chegaram há 10 mil anos, e seus povos, tradições e cultura atual descendem dos Incas, Aymaras e Atacamenhos. O povoado conta com um excelente museu, restaurantes, uma igreja histórica e uma grande variedade de artesanato e lembranças feitas a mão que os habitantes locais vendem na feira de artesanato do povoado. As ruas mais afastadas descansam sob a sombra de retorcidas árvores desérticas e estão cercadas por encantadoras cercas talhadas a mão.

CULTURA
As pessoas que aprenderam a viver nesta localidade hostil e charmosa possuem uma rica herança cultural que foi durante muito tempo repertório bibliográfico para arqueólogos. Trata-se de um povo com um grande respeito pela natureza, que vive em harmonia com o cosmo e que formou comunidades baseadas na solidariedade e na reciprocidade. Nesta região existiram culturas por 10 mil anos. Os estilos de vida tradicionais nos povoados dos arredores refletem a união próxima das pessoas com a terra.
O povoado conta com um fantástico museu que captura as culturas Inca, Aymara e Atacamenha em uma coleção acumulada durante o século XX pelo querido sacerdote local, o padre LePaige… Mostraremos a você sítios arqueológicos tais como a abandonada aldeia de Tulor, o antigo forte ou Pukará de Quitor e as tradicionais igrejas em adobe. Os festivais e as cerimônias religiosas acontecem ao longo do ano e refletem a continuidade entre o passado e os dias de hoje.
Ainda se pratica o artesanato, a tecelagem e outras artes populares, que podem ser encontradas na feira de artesanato local.

FLORA E FAUNA
O Altiplano é rico em espécies que se adaptaram aos extremos. Nossos guias levarão você a conhecer três variedades de flamingos, algumas das quais alcançam uma população de milhares de indivíduos/aves, e muitos pássaros pouco comuns, como por exemplo, o Ñandú da Puna, a Perdiz da Puna e a Avoceta Andina. Entre os mamíferos podemos encontrar lhamas, vicunhas e vizcachas.
As árvores e as plantas são variadas e entre elas se encontra o algarrobo (prosopis alba), o chañar (geoffrea decorticans) e o Schinus molle. É possível encontrar cactos gigantes em altitudes mais elevadas. Entre os arbustos e plantas perenes se incluem o cachiyuyo (atriplex) e a rica rica, que ganhou esse nome porque a partir dela se obtém uma infusão muito saborosa.

Fotografias: Tierra Atacama Hotel & Spa | Great Travel

Chegar a San Pedro é muito simples, graças à grande quantidade de voos diários que parte da capital do Chile, Santiago, até o aeroporto de Calama. San Pedro se encontra a uma hora de viagem de Calama.

O clima é predominantemente agradável e seco o ano todo. Durante o inverno altiplânico, entre os meses de janeiro e abril, pode haver chuvas e neve nas montanhas mais altas. Isso normalmente não afeta a experiência de viagem a San Pedro, porém pode ser empecilho a algumas excursões a lugares altos, que podem ser canceladas caso os caminhos se tornem inacessíveis. San Pedro pode ter pancadas de chuva à tarde.
As temperaturas do deserto variam muito depois do amanhecer e do entardecer (ver tabela). Por isso, recomendamos o uso de casacos durante o ano todo. Leve em conta que as temperaturas à noite durante o inverno (de junho a setembro) são muito baixas. Protetores solares, óculos e bonés para se proteger do sol são indispensáveis em qualquer época do ano.

ENVIE-NOS SUA CONSULTA

* Obrigatório

Nome*

E-mail*

Telefone (com DDD)*

Como conheceu a Great Travel?*

Mensagem